domingo, 26 de abril de 2009

Pra começar...

Depois de algum tempo pensando na idéia, e sempre adiando, resolvi começar hoje, um domingo cinzento de abril, este blog sobre Amsterdã.

Devia ter começado ontem, um dia lindo de sol, mas... em dias lindos de sol há coisas melhores pra fazer do que ficar em frente ao computador.

Por falar em dias de sol, a Holanda tem um dia curioso que marca o início da primavera/verão: o 'Dia da Sainha' (Rokjesdag), uma invenção do escritor e colunista Martin Bril (um dos colunistas mais populares da Holanda, e especialmente de Amsterdã, que infelizmente acaba de falecer).

Mas, voltando ao 'Dia da Sainha', trata-se do primeiro dia do ano em que as mulheres saem às ruas de saia, sem meia calça. Para as brasileiras que moram nos Países Baixos este dia só acontece lá por junho, julho, mas para as holandesas, mais resistentes ao frio, costuma ser em algum momento de abril - assim que a temperatura chega a dois dígitos.

Depois de um inverno longo (pra mim, começou em outubro de 2008 e só está terminando agora) e rigoroso (em dezembro e janeiro o termômetro também chegou a dois dígitos, mas negativos...), nada como enfim ver a primavera dar as caras.

Em nenhuma outra estação do ano Amsterdã fica tão linda. As flores que brotam por quase toda parte, o verde novo das árvores, os pássaros cantando enlouquecidos, as crianças correndo pelos parques, finalmente livres das camadas e camadas de roupas.

É tão bonito, tão bom e tão colorido que nenhum domingo cinzento pode apagar.

Tot ziens!

PS - para quem não sabe, e estranhar o nome do blog, Mokum é o apelido de Amsterdã, entre os próprios moradores da cidade.

Para a trilha musical de hoje, a cantora holandesa de origem surinamesa, Sabrina Starke.

6 comentários:

  1. Olá Mariângela, seja bem vinda `a blogosfera!!beijos e saudades

    ResponderExcluir
  2. obaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. adorei, mari!!!

    superfeliz por vc entrar na blogosfera!:)))o post inicial já está supersimpático.

    só faltou vc dar o significado de "mokum" :)))) ah! e eu tenho dificuldade em ler com fundo escuro(principalmente preto) :(((

    já estou te seguindo. aliás, entra no twitter. é legal porque assim vc divulga seu blog lá tb :)))

    um beijo saudoso e vou ver/ouvir a música agora:)))

    ResponderExcluir
  3. Muito legal! Começou bem e inspirada, hein??
    Fico feliz de receber notícias suas e de além mar. Vou te frequentar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Angi, legal! Gostei demais, vou acompanhar sempre. Beijo e saudades, Cris

    ResponderExcluir