domingo, 9 de maio de 2010

Primavera com Matisse



Tive que hibernar de novo porque até hoje, por incrível que pareça, o inverno não terminou na Holanda. Oficialmente, a primavera já começou há muito tempo, mas a temperatura continua lá embaixo... Hoje o termômetro está em 8 graus.

Que fazer? Desistir de vez de Amsterdã? O jeito é buscar abrigo e conforto em lugares fechados. A Biblioteca Pública - abrigo pra todas as horas -, o cinema (assisti 'Gainsbourg (vie heroïque)' esta semana e adorei!), os museus...

A novidade - maravilhosa novidade - na cidade é o Hermitage Amsterdam, um braço do museu de São Petersburgo que traz exposições temporárias de partes do acervo russo para Amsterdã. Um privilégio. Quem mora ou apenas passa por Amsterdã não pode deixar de ver.

Até setembro de 2010, o Hermitage Amsterdam está apresentando obras das coleções de Shchukin e Morozov - os dois comerciantes de tecidos russos que no início do século XX compraram dezenas de Matisses, Picassos, Van Dongens, Kandinskys, Malevitchs. A cada viagem a Paris eles voltavam com novas telas. Apresentaram o modernismo aos pintores russos e fizeram história. Tudo depois confiscado pela revolução, e agora em exposição em Amsterdã.

Dizem que o tempo médio de um visitante de museu em frente a cada obra é 8 segundos. Devo ter feito subir muito esta média depois de passar pelo menos meia hora extasiada diante - pela primeira vez na vida - de 'La chambre rouge', de Matisse (que é muito maior e muito mais lindo do que eu jamais imaginei!) e mais hora e meia embasbacada com 'Composition VI', o Kandinsky mais fantástico do mundo!

E hoje é o último dia para ver 'La Danse', de Matisse - que nenhum adjetivo, superlativo ou o que seja pode descrever. O quadro fez uma aparição especialíssima na exposição por apenas seis semanas e já vai voltar para a Rússia.

Se estiver em Amsterdã, corra pra lá!

5 comentários:

  1. Xi, agora vou ter que ir pra Amsterdã!!! Mari, que bom que voltou com o blog. Estarei sempre aqui. bj!

    ResponderExcluir
  2. viva, Mariângela!

    é a primavera, você de volta, com Matisse, Kandinsky... Assim nos preparamos para o inverno curitibano que vem chegando.

    beijo

    ResponderExcluir
  3. Qué linda sorpresa! yo no sabia que tenías este blog. Te felicito, está muy bueno! besos AnnaK

    ResponderExcluir
  4. Querida Mariângela, primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo charmoso blog, cheio de detalhes e informações que nos saltam aos olhos. Estamos planejando uma viagem em meados de outubro e não sei qual a temperatura média em Amsterdã nesta época, que roupa levar; muita chuva, pouca chuva; enfim vale a pena visitar a cidade nesta época?
    Parabéns mais uma vez...Att. Cristina Conde

    ResponderExcluir
  5. Oi Cristina,
    Outubro costuma ser chuvoso, sim, mas ainda não é tão frio. A temperatura fica entre 8 e 15 graus, mais ou menos...

    ResponderExcluir