segunda-feira, 14 de junho de 2010

Futebol, ora bolas...

Amsterdã alaranjou. Os holandeses são quase tão fanáticos por futebol quanto os brasileiros, mas a comemoração durante e depois de um jogo é bem mais silenciosa.

Hoje a Holanda estreou na Copa da África do Sul e ganhou de 2 a 0 da Dinamarca. Eu estava em uma entrevista e não pude assistir ao jogo, mas quando finalmente terminei o dia de trabalho e voltei para casa, nada indicava qual tinha sido o resultado da partida. Incrível! Talvez no centro da cidade as pessoas estivessem comemorando, mas no mais, nenhum barulhinho que desse algum sinal da vitória.

Os fogos de artifício e rojões são proibidos. O único momento em que são permitidos é na virada do ano, e aí a cidade parece um campo de guerra com bombas explodindo em toda parte (é o único dia em que é realmente perigoso andar de bicicleta por Amsterdã). Mas e as buzinas? E as vuvuzelas?

Nunca houve uma Copa tão barulhenta como esta, e aqui nada? Vitória numa partida da Copa sem comemoração coletiva é estranho até para alguém que, como eu, não dá muita bola pra futebol...

E por falar em bola, uma curiosidade: a da Copa 2010 foi desenhada por uma holandesa, a designer de produto Janneke van Oorschot, que é designer senior de bolas de futebol da Adidas.

Outra curiosidade que criou uma certa polêmica foi o DutchyDress, um mini-vestido alaranjado que a marca de cerveja Bavaria (a holandesa) está dando como brinde na compra do pacote de 8 latinhas durante a Copa. A garota-propaganda é a esposa do craque da seleção Oranje Rafael van der Vaart. Mas a polêmica surgiu porque a Bavaria não é a cerveja patrocinadora das transmissões da Copa... Foi, sim, a mais esperta, já que graças ao DutchyDress acabou com enorme destaque na mídia.

Mas como já deu pra perceber, bolas, Copa do Mundo e vestidinhos não são exatamente a minha praia, então vou deixar este post por aqui...

Para a trilha sonora, a música "Futebol", do Zuco 103, grupo que é apontado como o melhor show ao vivo da Holanda e liderado pela brasileiríssima (e simpaticíssima) Lílian Vieira!

Um comentário:

  1. poutz, tá ficando bom isso aqui, hein? e adorei a música :)

    ps: tu tá me saindo a maior facebookeira da paróquia. tô adorando sua intervenções, comentários e postagens lá (e foi assim que eu cheguei aqui.

    :)

    ResponderExcluir