domingo, 17 de maio de 2009

Rota das artes

Terminou hoje em Amsterdã a principal feira de arte da cidade, a Art Amsterdam, que acontece todos os anos na RAI, um centro de convenções e exposições perto da estação de mesmo nome. Ao que parece, a crise está influenciando bastante o mercado de arte. A maioria das galerias optou este ano por mostrar trabalhos de artistas já estabelecidos e, em geral, obras mais convencionais (e por isso mais 'vendáveis').

Conhecida por seus grandes museus, como o Rijksmuseum (onde estão, entre outras, obras primas de Rembrandt e Vermeer - aliás, no momento, um Vermeer a mais, emprestado da Washington Gallery), Van Gogh Museum (que agora está com uma mostra sobre as cores da noite na pintura de Van Gogh) e Stedelijk Museum (fechado para reformas até o final deste ano), Amsterdã também tem uma série de outros museus menores e muitas galerias que valem a visita.

Um dos meus lugares favoritos é a Huis Marseille, no Keizersgracht, um espaço dedicado à fotografia e videoarte. Além das ótimas exposições, a Huis Marseille, que tem como sede um casarão do século XVII, ainda tem uma maravilhosa biblioteca de fotografia, com vista para um jardim que é um pequeno oásis no centro da cidade.

Outros bons endereços são o Foam (Museu de Fotografia de Amsterdã), De Appel (centro de arte contemporânea) e galerias como a W139 e a Fons Welters.

Para ilustrar o post de hoje, vídeos de exposições de duas das artistas holandesas de maior destaque internacional na atualidade, Rineke Dijkstra e Marlene Dumas (que nasceu na África do Sul, mas vive e trabalha na Holanda desde 1976).



Um comentário:

  1. O bom de seus textos são também os links. Hoje, relendo Rota das Artes, visitei o Museu Van Gogh. Uma pena eles não disponibilizarem imagens ampliadas das telas. Abraço amigo

    ResponderExcluir