domingo, 3 de maio de 2009

Nova Amsterdã

Muita gente não sabe, mas o nome original de Nova York era Nova Amsterdã. O capitão Henry Hudson (que era inglês, mas trabalhava para a holandesa VOC - a Companhia das Índias, nossa velha conhecida das aulas de História...) chegou à costa leste do Estados Unidos com o navio holandês 'De Halve Maen' (A Meia Lua) em 1609 e encontrou a ilha de Manahatta, então habitada por indígenas e hoje conhecida como Manhattan. Querendo começar um novo posto de comércio, os holandeses compraram a ilha dos nativos, pagando na época 60 florins.

Daí o fato de bairros e locais de NY terem nomes holandeses, como Harlem e Wall Street (originalmente De Waalstraat, em referência ao rio de mesmo nome que passa pela Holanda - e eu, por acaso, moro na esquina da Waalstraat em Amsterdã).

400 anos depois, as duas cidades ainda mantêm algumas coisas em comum, como a enorme mistura de nacionalidades (item no qual Amsterdã, aliás, ganha de NY). A influência holandesa é de séculos atrás, mas ainda pode ser sentida - uma das razões pelas quais quem visita NY percebe imediatamente que a cidade é muito diferente do restante dos EUA.

Para comemorar os 400 anos da chegada de Hudson à ilha, o Rijksmuseum em Amsterdã está exibindo alguns documentos históricos, como a carta que comprova a compra de Manhattan pelos tais 60 florins (convertendo para a moeda atual, mais ou menos 30 euros, que mesmo na época não era nenhuma soma fabulosa...)

Fazendo uma conexão pessoal entre as duas cidades, escolho para a trilha sonora de hoje a nova-iorquina Esperanza Spalding, que vi e ouvi pela primeira vez no palco da Bimhuis, na velha Amsterdã.

Um comentário:

  1. viajando e aprendendo. ops, quero dizer: lendo seu blog e aprendendo :)

    ps: as fotos do post da rainha são lindas.

    ResponderExcluir